Redução de perdas e olho na tela do celular: veja o case de sucesso do Gomes Supermercados

Em 2023, o Gomes Supermercados completa 60 anos de existência de uma história que mistura tradição familiar e um olhar atento para os detalhes com o objetivo de transmitir aos clientes um padrão de qualidade não só em produtos, mas também através de boas experiências.

Aliás, boa experiência também é o que Leandro da Silva Mateus, gerente corporativo da empresa relata com o uso da tecnologia SYOS. Ele está na empresa há seis anos e faz questão de reforçar algo que a SYOS sempre destaca como seu propósito: cuidar do frio alimentar. “Sempre dei muita importância para a questão do frio em geral e, em um supermercado, grande parte dos produtos dependem de refrigeração e sabemos que há muita perda por causa disso”, comenta.

Antes de atuar no Gomes Supermercado, ele já havia tido experiências no abastecimento de carne e entende a importância da temperatura para a conservação e qualidade dos alimentos. Depois que conheceu a SYOS através de um concorrente da própria rede, foi atrás de mais informações sobre a empresa.

“A perda de produtos era recorrente e já tivemos muitas. Em um feriado de Natal, por exemplo, a loja ficou fechada e, ao voltar no dia 26, nossas centrais de refrigeração estavam paradas, gerando perdas e custos altos. Foi a partir disso que veio a decisão de investir na SYOS”, relembra.

Mesmo sem detalhar valores de perdas, Leandro diz que já tiveram grandes prejuízos, inclusive chegaram a ter que descartar 10 módulos completos de iogurte que se perderam por questões do frio.

A importância da visibilidade

Hoje, por estar à frente de todas as lojas da rede – são 3 lojas em São Lourenço, Minas Gerais, sendo uma de 2 mil m² –, Leandro considera que ter acesso a um aplicativo em seu celular que dá visibilidade das lojas é uma grande vantagem. “Uma vez ao mês me reúno com a equipe da SYOS para ver os relatórios, o time também já entendeu os benefícios e está mais engajado e conseguindo colher frutos dessa verificação de temperatura”, diz Leandro.

Além dos alertas de não conformidade que são gerados e auxiliam na resolução de problemas, o gerente ressalta que depois da implementação conseguiram perceber menos quebra de equipamentos.

“Quando vemos que o equipamento não está entregando o frio adequado, a gente já pede para alguém da equipe dar uma verificada. Antes, o degelo também era feito muitas vezes e, agora, com regularidade, conseguimos evitar perdas e até questão de vazamento de gás. Estamos apagando menos fogo e sendo mais estratégico e temos tido menos reclamações e troca de produtos. Hoje já conseguimos perceber essa diferença”, finaliza.

O Gomes Supermercados utiliza os sensores SYOS há cerca de 1 ano em duas de suas lojas em São Lourenço (MG) e garante que, com a SYOS, o frio está sempre na temperatura certa. Quer conhecer nossa solução e saber como o monitoramento de temperatura também pode ajudar na sua operação? Clique aqui e fale com a gente!

 

Assine e receba conteúdos gratuitos e relevantes sobre a cadeia do frio

Artigos relacionados

×