O monitoramento e o controle de temperatura na Cadeia do Frio são atividades que ocorrem durante o transporte e o armazenamento de uma série de produtos – como alimentos e seus ingredientes, vacinas e medicamentos, e até mesmo produtos químicos. O objetivo dessas atividades é acompanhar as variações de temperatura dos produtos para saber se elas comprometem ou não sua qualidade e segurança, por isso é importante acompanhar os dados coletados sobre essas variações em cada elo da Cadeia do Frio.
Para conhecer melhor esse tema, participe do nosso webinar gratuito Indicadores de temperatura: como transformar dados em soluções para a gestão do frio. No texto baixo, você pode conhecer melhor o que vamos abordar neste evento. Confira!

O que são KPIs de temperatura
Os KPIs – do inglês Key Performance Indicators – são indicadores-chave que trazem informações relevantes que permitem entender o funcionamento de uma operação de controle e monitoramento de temperatura. Através desses dados, tanto a gestão quanto a manutenção conseguem ganhar mais eficiência em suas atividades para garantir a qualidade e a segurança dos produtos refrigerados ou congelados.
Abaixo você confere os principais indicadores para uma gestão eficiente da temperatura:
- Faixa de temperatura aceitável: esse indicador define em que faixa de temperatura – mínima, máxima e ótima – um produto específico pode ser armazenado para que suas propriedades sejam preservadas.
- Tempo de exposição fora da faixa aceitável: é o indicador que mete o tempo total em que um produto ficou fora da faixa aceitável de temperatura. Informa se essa exposição foi curta ou prolongada e permite entender o nível de comprometimento que essa exposição pode ter causado à qualidade do produto.
- Frequência de exposição fora da faixa aceitável: é um indicador ligado ao tempo de exposição fora da faixa de temperatura aceitável, mas informa com que frequência isso acontece e também traz dados importantes sobre o possível comprometimento de produtos.
- Tempo de recuperação: informa o tempo que um produto levou para retornar à temperatura ideal após uma exposição a uma faixa de temperatura inadequada.
- Tempo de armazenamento na faixa aceitável: informa o tempo total em que um produto ficou armazenado dentro da faixa de temperatura adequada. É um indicador que permite avaliar a eficiência de diversas medidas que são tomadas para que o produto não seja exposto a faixas de temperaturas inadequadas.
Boas Práticas no uso de KPIs de temperatura para uma gestão eficiente do frio
Implementar uma operação de monitoramento de temperatura, seja no setor alimentício ou no setor de fármacos, é só o primeiro passo para exercer uma gestão mais eficiente de produtos perecíveis. Por isso é importante saber como definir os KPIs certos e também como analisá-los, seja para implementar medidas corretivas ou para tomar decisões estratégicas nos rumos dos negócios.
Foi pensando nesse desafio que a SyOS preparou o webinar gratuito “Indicadores de temperatura: como transformar dados em soluções para a gestão do frio”, que vai acontecer no dia 13 de julho (quinta-feira) às 17h. O evento será ao vivo e contará com a apresentação de nosso especialista em produto, Victor Hashimoto, que vai explicar em detalhes os principais indicadores de temperatura e seu uso em situações práticas no dia a dia da gestão de temperatura.
Quer participar para tirar suas dúvidas ao vivo? Inscreva-se gratuitamente aqui: http://bit.ly/3NJQbnI