Qual a temperatura ambiente ideal?

Você já parou pra pensar que a temperatura ambiente muda conforme o clima da região e as temperaturas do dia? Temos certeza de que alguma vez você manteve algum produto ou medicamento fora de refrigeração por estar indicado “conservar ou manter em temperatura ambiente”, mas não se atentou a temperatura que fazia na ocasião.

Manter algo em temperatura ambiente não é simplesmente deixar o alimento ou medicamento fora da geladeira ou de um ambiente refrigerado. E isso muita gente não sabe ou nunca parou para pensar.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde – OMS, existe, sim, uma temperatura considerada ideal, que pode variar entre 23°C e 26°C. Já a Agência de Vigilância Sanitária – Anvisa, informa que a temperatura ambiente ideal deve ser separada por estações e indica que, no verão, precisa estar entre 23°C e 26°C e no inverno entre 20°C e 23°C.

Como devem ser armazenados os alimentos?

Cada tipo de alimento tem a sua temperatura ideal sugerida com o objetivo de minimizar os riscos de contaminação, estejam os alimentos armazenados em ambientes com temperatura ambiente, estejam eles sob refrigeração ou congelamento.

Alimentos que não seguem as boas práticas de conservação podem oferecer riscos aos consumidores. Segundo a OMS, as Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA) são responsáveis por morbidade e mortalidade em todo o mundo. Aqui no Brasil, a maioria das doenças transmitidas por alimentos é causada por fungos, bactérias, toxinas e outros parasitas.

Qual a temperatura ambiente ideal para medicamentos?

Para a Anvisa, a temperatura ideal para conservação de medicamentos em temperatura ambiente pode variar entre 15°C e 30°C. O ideal é que não chegue aos 30°C, pois qualquer variação pode fazer com que o medicamento fique fora da faixa ideal e seja comprometido. A Resolução RE 01/2005 possui uma tabela com condições de armazenamento e estudo de estabilidade e você pode conferir clicando aqui.

A Anvisa orienta que se observe as indicações do fabricante, pois cada medicamento pode ter sua especificidade. Vale destacar ainda que, aqui estamos falando apenas de temperatura ambiente. Ou seja, há remédios e vacinas que precisam estar em faixas diferentes de refrigeração e conservação, assim como os ambientes de uma farmácia também precisam de temperatura e controle de umidade diferenciados.

Como é medida a temperatura do ambiente?

A temperatura de um ambiente pode ser medida de diversas formas, mas a mais comum entre elas é o termômetro. No entanto, alguns cuidados são necessários, pois um termômetro pendurado numa parece que tem incidência de sol, por exemplo, pode registrar a temperatura da parede e não do ambiente.

Existe uma infinidade de termômetros – digital, de vidro, de mercúrio – e quanto mais precisão você necessitar, mais investimento em ferramentas você precisará fazer. A SyOS possui um sensor inteligente que mede não só temperatura, como umidade, e que é de fácil instalação. Além disso, nossa solução oferece relatórios, gráficos, alertas via celular, e um monitoramento preciso para que alimentos e medicamentos não sejam comprometidos em nenhuma etapa da cadeia. Para saber mais sobre nossa solução, clique aqui e fale com um de nossos especialistas.

Sobre a SyOS 

Somos uma startup que tem o objetivo de revolucionar a cadeia do frio no Brasil, através de tecnologias de IoT e Inteligência Artificial aplicadas no monitoramento de produtos que precisam de uma temperatura ideal para manter sua qualidade, como alimentos, vacinas e medicamentos.    

Com isso, empresas que atuam com a gestão do frio têm acesso a dados, relatórios e alertas que ajudam a tomar decisões para otimizar suas operações, evitar a não conformidade e reduzir prejuízos. 

Descubra mais sobre a SyOS ou entre em contato com o nosso time de especialistas para conhecer melhor nossa solução.