Qual a temperatura adequada para garantir a segurança dos alimentos?

Não é por acaso que os cuidados relacionados à temperatura adequada para garantir a segurança dos alimentos são tão primordiais. Aliás, eles consistem nos pilares para assegurar as boas práticas exigidas pelos órgãos sanitários com o objetivo de proteger a saúde e bem-estar das pessoas que irão consumir esses produtos. Continue a leitura e saiba detalhes sobre a importância do controle térmico e o que envolve este processo.

Como fazer o controle de temperatura dos alimentos?

Manter a temperatura adequada para garantir a segurança dos alimentos é algo crucial na cadeia do frio. Este é um dos processos mais importantes para evitar contaminações que podem prejudicar seriamente a saúde das pessoas.

Para garantir esse controle, na cadeia do frio de alimentos são aplicados múltiplos procedimentos na área de produção, logística e comercialização desses produtos. O objetivo é assegurar que eles se mantenham em perfeitas condições biológicas e sejam consumidos com total segurança pelos clientes.

Este controle envolve:

  • Conhecer as regras definidas pelo fabricante, pela ANVISA e demais órgãos reguladores quanto às boas práticas de conservação, transporte, armazenamento e distribuição dos alimentos, sobretudo aqueles que são termicamente mais sensíveis;
  • Uso de equipamentos e dispositivos para a refrigeração e monitoramento térmico dos alimentos;
  • Locais de armazenagem com recursos adequados para manter as condições de temperatura e higiene exigidas pelos órgãos regulamentadores;
  • Equipes bem treinadas quanto às boas práticas de conservação dos alimentos;
  • Utilizar registros diários e relatórios para checagem contínua das condições de temperatura e umidade;
  • Utilizar apenas equipamentos confiáveis, devidamente calibrados e certificados nas operações que envolvem o controle de temperatura;
  • Manter uma relação de fornecedores confiáveis, que cumpram as regras sanitárias e atendam às especificações quanto ao padrão de qualidade a ser mantido;
  • Fazer a manutenção dos equipamentos regularmente.
Veja como funciona o monitoramento de temperatura e umidade em tempo real SyOS 

Qual a temperatura ideal para garantir um alimento seguro no processo de resfriamento?

Para manter boas condições de segurança quanto aos alimentos, o ideal é que a temperatura fique abaixo de 5ºC. Para a refrigeração, o recomendado de uma maneira geral é considerar de 0ºC até 4ºC. Com relação ao tempo, o indicado são 5 dias, mas essa quantidade pode variar um pouco de acordo com as características do alimento e orientações apontadas pelo fabricante. Além de o estabelecimento seguir essas regras, é de suma importância que nas etapas de transporte, as empresas contratadas também adotem boas práticas para garantir que os alimentos sejam entregues em perfeitas condições térmicas.

Material gratuito

Qual a importância da temperatura adequada na conservação dos alimentos?

É impossível falarmos em conservação dos alimentos sem considerarmos o fator temperatura. O controle das condições térmicas é ainda mais necessário quando se trata de produtos que perecem em menos tempo e que são sensíveis ao calor e à umidade.

No caso de laticínios e de congelados, por exemplo, oscilações mínimas de temperatura podem prejudicar totalmente a composição do alimento, tornando-o impróprio para o consumo. O monitoramento térmico garante a integridade dos alimentos, protegendo-os da ação de bactérias, fungos, vírus e demais agentes que causam contaminações.

Em um país como o Brasil, com grande extensão territorial, dificuldades de infraestrutura e clima variado conforme a região, os cuidados quanto ao controle térmico devem ser redobrados. Este processo deve ser prioridade para que os produtos se mantenham seguros para o consumo.

Qual deve ser a temperatura dos equipamentos refrigerados?

De uma maneira geral, a principal referência quanto à temperatura adequada dos equipamentos refrigerados para garantir a segurança dos alimentos é abaixo de 5ºC. Já com relação aos produtos congelados, a temperatura mantida nos equipamentos precisa ser inferior a -18ºC.

Esses equipamentos devem ser mantidos em plenas condições de funcionamento, eficiência e higiene, já que eles garantem a climatização necessária para a conservação dos alimentos e bebidas. Ao posicioná-los, é importante ter atenção ao layout do local para evitar que eles fiquem próximos a fontes de calor. A manutenção desses equipamentos deve ser regular. A avaliação envolve identificar as condições de uma forma geral e corrigir falhas antes que elas acarretem riscos.

Qual a temperatura adequada para garantir a segurança dos alimentos reduzindo o crescimento das bactérias?

Outro ponto essencial quanto à temperatura adequada para a segurança dos alimentos é evitar a ação de bactérias, já que elas são as principais causadoras de alterações na composição dos alimentos, o que pode provocar intoxicações, infecções etc. Ao adotar os cuidados necessários quanto à temperatura, além de prevenir a proliferação de bactérias, são também evitados fungos, vírus e outros agentes nocivos.

Quando o resfriamento ou congelamento precisa ser feito após o preparo dos alimentos, é necessário reduzir a temperatura do alimento em um período de tempo controlado. Normalmente, o recomendado é reduzir a temperatura para 10ºC em até duas horas após o preparo.

Depois de serem disponibilizados em recipientes adequados, o resfriamento deve ser mantido em temperatura inferior a 10ºC. No caso de alimentos congelados, a temperatura precisa ser inferior a -12ºC.

Para garantir a eficácia no controle da temperatura, os estabelecimentos que atuam com serviços de alimentação precisam utilizar termômetros, sensores e outros dispositivos que realizam o monitoramento térmico.

Na Syos, oferecemos tecnologias específicas que atuam nos cuidados de temperatura adequada para garantir a segurança dos alimentos e medicamentos. Nossos sensores de monitoramento de temperatura e umidade proporcionam segurança e agilidade no cumprimento das boas práticas necessárias quanto ao controle térmico.

Sobre a SyOS 

Somos uma startup que tem o objetivo de revolucionar a cadeia do frio no Brasil, através de tecnologias de IoT e Inteligência Artificial aplicadas no monitoramento de produtos que precisam de uma temperatura ideal para manter sua qualidade, como alimentos, vacinas e medicamentos.    

Com isso, empresas que atuam com a gestão do frio têm acesso a dados, relatórios e alertas que ajudam a tomar decisões para otimizar suas operações, evitar a não conformidade e reduzir prejuízos. 

Descubra mais sobre a SyOS ou entre em contato com o nosso time de especialistas para conhecer melhor nossa solução.