Dia Mundial da Segurança dos Alimentos: o desafio da qualidade e dos desperdícios

7 de junho é o Dia Mundial da Segurança dos Alimentos. A data foi criada em 2019 pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO, na sigla em inglês) com o objetivo de estimular governos, empresas e investidores a reavaliem processos e normas para aperfeiçoar a produção de alimentos seguros, além de estimular o consumo sustentável por parte dos consumidores. 

A cada ano, o Dia Mundial da Segurança em Alimentos ganha um tema de destaque. Neste, o escolhido foi “Padrões alimentares salvam vidas”, que reforça que a Segurança dos Alimentos envolve um conceito amplo de saúde e bem-estar e é alcançada por meio do acesso a alimentos que seguem padrões de qualidade e Boas Práticas de produção, transporte e armazenagem. 

Saúde e sustentabilidade lado a lado 

Dados do Índice de Desperdício de Alimentos 2021, do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), mostram que até 17% dos alimentos disponíveis podem parar no lixo. Esse descarte vai contra a sustentabilidade e pode acontecer em qualquer estágio da cadeia de distribuição, começando pela indústria ou pelo campo, passando pelo transporte e pelos centros de distribuição, assim como no ponto de venda ou na casa do consumidor final. 

Além do desperdício de alimentos fora do padrão de qualidade, há também os casos em que os alimentos estragados, contaminados ou que não foram bem conservados são consumidos e causam problemas de saúde.

De acordo com os dados do Ministério da Saúde no Boletim Surtos de Doenças de Transmissão Hídrica e Alimentar, ocorreram cerca de 104 mil casos de surtos de doenças de transmissão hídrica e alimentar entre 2012 e 2021, além de 13 mil hospitalizações e cerca de 89 mortes. 

Esse cenário mostra que a preservação de alimentos na cadeia de distribuição é um desafio que precisa ser enfrentado para reduzir desperdícios e oferecer alimentos seguros, especialmente aqueles que integram a cadeia do frio e dependem de controle rígido de temperatura.

“Na SYOS, realizamos uma união de forças, que traz mais resultados e ganhos para os clientes através da evolução tecnológica de serviços da nossa plataforma. Assim, entregamos cada vez mais excelência, soluções customizadas para cada cliente e realizamos nosso propósito como empresa, que é contribuir com um mundo mais sustentável”, destaca Caroline Dallacorte, diretora da SyOS, sobre o papel da empresa nesse cenário cheio de desafios.

Soluções para a gestão de temperatura e a conservação de alimentos 

O Dia Mundial da Segurança em Alimentos coloca em discussão diversos desafios enfrentados pela cadeia do frio, tanto do ponto de visto das empresas, que precisam ajustar suas operações às normas vigentes, quanto do ponto de vista dos clientes finais, que se informam sobre o tema e se tornam consumidores atentos aos padrões de qualidade do que ingerem. 

Nesse mercado, a atuação da SyOS está focada em tornar a gestão do frio mais eficiente através de tecnologias de monitoramento de temperatura em tempo real que produzem dados para a tomada de decisões de forma segura. Essas soluções permitem que gestores e demais profissionais envolvidos na cadeia tenham previsibilidade de desperdícios e de desvios nos padrões de qualidade, mitigando perdas e gastos que encarecem o preço final dos alimentos.

Desse modo, é possível agir nos dois problemas apresentados por essa data: o acesso à saúde através de alimentos seguros e também o combate ao desperdício. 

Se você quer entender melhor como a SyOS pode ajudar produtores, indústrias e seus parceiros na cadeia do frio, conheça nossas soluções para o setor de alimentos. 

Sobre a SyOS 

Somos uma startup que tem o objetivo de revolucionar a cadeia do frio no Brasil, através de tecnologias de IoT e Inteligência Artificial aplicadas no monitoramento de produtos que precisam de uma temperatura ideal para manter sua qualidade, como alimentos, vacinas e medicamentos.    

Com isso, empresas que atuam com a gestão do frio têm acesso a dados, relatórios e alertas que ajudam a tomar decisões para otimizar suas operações, evitar a não conformidade e reduzir prejuízos. 

Descubra mais sobre a SyOS ou entre em contato com o nosso time de especialistas para conhecer melhor nossa solução.