Boas práticas para segurança dos alimentos

Depois que a ANVISA suspendeu a fabricação, a comercialização, a distribuição e o uso de todos os alimentos da marca Fugini por questões relacionadas a boas práticas na fabricação de alimentos, muito vem sendo procurado sobre o tema.

O fato é que para garantir a segurança dos alimentos, uma série de critérios devem ser seguidos à risca para que o alimento chegue da forma adequada ao consumidor. Mas, antes de irmos para as boas práticas… você sabe o que é segurança dos alimentos?

Diferente da segurança alimentar, que significa que toda a população deve ter acesso a alimentos, a segurança dos alimentos se refere às condições adequadas dos produtos para que possam ser consumidos. Para saber mais sobre o tema, clique aqui.

Segurança dos alimentos: legislação e as boas práticas 

Todas as empresas da indústria de alimentos e serviços alimentícios devem adotar as Boas Práticas de Fabricação para garantir a qualidade, conformidade e segurança dos alimentos.

De acordo com as Boas Práticas de Fabricação, que você pode encontrar no site da ANVISA, entre outras citações, consta a RDC nº 275/2002, que diz:

“Essa Resolução foi desenvolvida com o propósito de atualizar a legislação geral, introduzindo o controle contínuo das Boas Práticas de Fabricação e os Procedimentos Operacionais Padronizados, além de promover a harmonização das ações de inspeção sanitária por meio de instrumento genérico de verificação das BPF. Portanto, é ato normativo complementar à Portaria SVS/MS nº 326/97.

Como implemento um programa de BPF?

A boas práticas são parte importantíssima no que diz respeito a legislação e requisitos de normas importantes e, para não ser autuado, é necessário que elas sejam seguidas à risca.

Enquanto muita gente acha que trata-se apenas de burocracia, podemos ver com o caso da Fugini que não aderir a BPF pode significar suspensões, multas e, claro, muito prejuízo.

Em termos gerais, a BPF pode trazer inúmeras melhorias, como:

  • Segurança dos alimentos;
  • Padronização de processos na fábrica;
  • Adequações das condições e normas sanitárias;
  • Redução de desperdício;
  • Confiabilidade e segurança por parte de fornecedores, clientes e outras partes interessadas.

Você já implementa o POP em sua operação?

Os Procedimentos Operacionais Padronizados (POP) devem ser descritos de forma objetiva e com instruções para a realização de operações relacionadas a produção, armazenamento e transporte de alimentos.

E, de acordo a ANVISA e a RDC 275, o manual de Boas Práticas deve conter:

  • Higienização das instalações, equipamentos e utensílios;
  • Controle de potabilidade da água;
  • Higiene e saúde dos manipuladores;
  • Manejo dos resíduos;
  • Manutenção preventiva e calibração de equipamentos;
  • Controle integrado de vetores e pragas urbanas;
  • Seleção das matérias-primas, ingredientes e embalagens.

E como a SYOS pode te ajudar?

Reduzir desperdícios e garantir a qualidade dos alimentos são alguns dos objetivos que você consegue atingir com a implementação dos nossos sensores de monitoramento de temperatura e umidade.

Além de dados de temperatura em tempo real, você tem acesso e pode fazer o download de relatórios em conformidade com as normas sanitárias, que significa que você não será autuado pela falta de informações ou dados incorretos.

Outro ponto é o alarme que chega no seu celular – ou de alguém responsável pela operação – quando há algum problema relacionado a temperatura que chega nos produtos. Já imaginou a tranquilidade que esse tipo de notificação pode trazer para sua rotina? Para conhecer mais sobre nossa solução e seguir as normas e boas práticas, fale com a gente!

Sobre a SyOS 

Somos uma startup que tem o objetivo de revolucionar a cadeia do frio no Brasil, através de tecnologias de IoT e Inteligência Artificial aplicadas no monitoramento de produtos que precisam de uma temperatura ideal para manter sua qualidade, como alimentos, vacinas e medicamentos.    

Com isso, empresas que atuam com a gestão do frio têm acesso a dados, relatórios e alertas que ajudam a tomar decisões para otimizar suas operações, evitar a não conformidade e reduzir prejuízos. 

Descubra mais sobre a SyOS ou entre em contato com o nosso time de especialistas para conhecer melhor nossa solução.