3 formas de monitorar temperatura e umidade dos alimentos

Trabalhar com o setor de alimentos é um privilégio e uma grande responsabilidade ao mesmo tempo, pois são muitas atividades que podem acabar com a integridade dos produtos e ainda causar prejuízos.

Para reduzir problemas, a tecnologia é uma grande aliada na rotina do segmento, especialmente quando você otimiza tempo e recursos para automatizar processos manuais, como é o caso do monitoramento de temperatura e umidade dos alimentos.

Só para refrescar a memória, a ANVISA recomenda o uso de boas práticas (veja mais aqui!) para garantir não só a qualidade, como a data de validade e a segurança dos alimentos e é possível resolver essa questão com um simples clique. Saiba mais a seguir!

Como monitorar a temperatura e umidade dos alimentos?

Controlar a umidade e temperatura dos alimentos, além de uma recomendação legal, também é primordial para garantir qualidade ao produto final entregue aos clientes e manter uma boa reputação da empresa. Por isso, listamos abaixo algumas formas de monitoramento da temperatura e umidade dos alimentos. Veja qual se adequa melhor à sua rotina, mas não deixe de realizá-la!

Processo manual

A forma mais comum de monitorar a temperatura e umidade dos alimentos é através do trabalho manual, a partir da medição feita com um termômetro, geralmente 3x ao dia. Isso pode até funcionar, mas o trabalho humano é passível de falhas e, além do processo ser trabalhoso, pode ser desastroso, caso as medições não sejam planilhadas da forma correta.

No entanto, se esse formato de monitoramento fizer sentido para sua rotina, a SYOS disponibiliza aqui um e-book com informações relevantes e que te dá gratuitamente modelos de planilhas para te auxiliar nesse controle.

Data logger

Uma das soluções tecnológicas para monitorar a temperatura e umidade na indústria de alimentos são os dataloggers. Esses dispositivos são usados para medição térmica, mas é necessário que se preencha uma tabela e que os indicadores sejam verificados regularmente, com o objetivo de se evitar inconsistências.

Assim como o monitoramento manual, os dataloggers possuem algumas desvantagens, já que não transmitem os dados em tempo real e ainda necessitam da ação humana para coleta de dados. Isso sem falar que a temperatura que ele mede é a do equipamento e não a que efetivamente chega ao produto, pois sabemos que existe variação térmica dentro de um mesmo equipamento.

Sensores 

Os sensores inteligentes da SYOS são uma alternativa prática, segura e confiável para quem deseja se adequar às normas sanitárias e ainda ter a vantagem de poder tomar decisões com base em histórico de equipamentos e outros dados oferecidos por nossa solução.

Podendo ser instalados em qualquer ponto da cadeia de distribuição de alimentos, nossos sensores são capazes de monitorar tanto a umidade, quanto a temperatura que chegam aos produtos – por isso, dependendo do equipamento, é preciso instalar mais de um sensor.

O monitoramento dos sensores da SYOS permite o acompanhamento da temperatura e umidade em tempo real, pois os dados captados pelos sensores bluetooth são encaminhados para a nuvem e podem ser analisados tanto via aplicativo quanto plataforma web. Além disso, alertas são disparados em caso de alterações do padrão designado para aquele equipamento, seguindo a faixa de temperatura do produto acondicionado.

Veja na prática como a SyOS monitora temperatura online e em tempo real 

Sobre a SyOS 

Somos uma startup que tem o objetivo de revolucionar a cadeia do frio no Brasil, através de tecnologias de IoT e Inteligência Artificial aplicadas no monitoramento de produtos que precisam de uma temperatura ideal para manter sua qualidade, como alimentos, vacinas e medicamentos.    

Com isso, empresas que atuam com a gestão do frio têm acesso a dados, relatórios e alertas que ajudam a tomar decisões para otimizar suas operações, evitar a não conformidade e reduzir prejuízos. 

Descubra mais sobre a SyOS ou entre em contato com o nosso time de especialistas para conhecer melhor nossa solução.