O monitoramento do parque refrigerado ajuda a garantir a qualidade dos produtos, gerando menor custo de perdas para os varejistas. De que vale ao consumidor final gastar dinheiro em produtos de marca conhecida, orgânicos ou produzidos localmente sem a garantia de que foram adequadamente conservados?
Hoje, boa parte da margem de lucro dos varejistas está na venda de produtos refrigerados. A quantidade de refrigeradores de um supermercado está em constante crescente, mas junto com isso também estão os custos de manutenção.
Mas por que monitoramento de refrigeradores é importante?
Sabe quando você vai ao supermercado e percebe que os produtos da geladeira estão na temperatura errada? Como quando a bebida que você escolheu para consumo imediato está quente, por exemplo. Isso acontece porque a geladeira não está trabalhando na temperatura correta e provavelmente o responsável pelo setor não viu isso ainda para que pudesse tomar uma ação de correção. Refrigeradores mal monitorados comprometem a qualidade do produto, o que pode oferecer riscos de saúde para consumidores, além de prejuízo com perdas de alimentos e alto custo de manutenção.
A ANVISA, responsável por promover a saúde da população brasileira por meio do controle sanitário, exige o registro (em três horários diferentes do dia) da temperatura dos equipamentos do frio alimentar. Essa exigência é primordial para manter a segurança dos alimentos e evitar a contaminação e doenças.
Os benefícios do monitoramento do parque refrigerado com a solução SYOS
SYOS EASY combina IOT (internet das coisas) com AI (inteligência artificial) para ajudar na gestão dos refrigeradores e do frio alimentar de varejistas. O equipamento utilizado é um sensor sem fio que é colado em qualquer refrigerador e captura informações do equipamento como temperatura, abertura de porta, posicionamento, entre outros. Em seguida, transmite para uma plataforma que processa os dados usando algoritmos de aprendizagem de máquina e entrega insights e alarmes.
Benefícios observados com o uso da solução:
- Garantir a qualidade dos produtos;
- Zerar perda de alimentos por quebra de equipamentos;
- Diminuição do tempo parado dos equipamentos;
- Acionamento da equipe de manutenção apenas quando realmente necessário;
- Diminuição de erros com leitura manual de temperatura;
- Melhor controle do ativo, inventário e extensão do tempo de vida útil dos equipamentos refrigerados.
Entre em contato com a SYOS para saber como podemos te ajudar a gerir seu parque refrigerado.