Segurança alimentar

Monitoramento do parque refrigerado: por que você deveria fazê-lo?

O monitoramento do parque refrigerado ajuda a garantir a qualidade dos produtos, gerando menor custo de perdas para os varejistas. De que vale ao consumidor final gastar dinheiro em produtos de marca conhecida, orgânicos ou produzidos localmente sem a garantia de que foram adequadamente conservados?

Hoje, boa parte da margem de lucro dos varejistas está na venda de produtos refrigerados. A quantidade de refrigeradores de um supermercado está em constante crescente, mas junto com isso também estão os custos de manutenção.

Mas por que monitoramento de refrigeradores é importante?

Sabe quando você vai ao supermercado e percebe que os produtos da geladeira estão na temperatura errada? Como quando a bebida que você escolheu para consumo imediato está quente, por exemplo. Isso acontece porque a geladeira não está trabalhando na temperatura correta e provavelmente o responsável pelo setor não viu isso ainda para que pudesse tomar uma ação de correção. Refrigeradores mal monitorados comprometem a qualidade do produto, o que pode oferecer riscos de saúde para consumidores, além de prejuízo com perdas de alimentos e alto custo de manutenção.

ANVISA, responsável por promover a saúde da população brasileira por meio do controle sanitário, exige o registro (em três horários diferentes do dia) da temperatura dos equipamentos do frio alimentar. Essa exigência é primordial para manter a segurança dos alimentos e evitar a contaminação e doenças.

https://youtu.be/ycr5-7qy6_M

Os benefícios do monitoramento do parque refrigerado com a solução SYOS 

SYOS EASY combina IOT (internet das coisas) com AI (inteligência artificial) para ajudar na gestão dos refrigeradores e do frio alimentar de varejistas. O equipamento utilizado é um sensor sem fio que é colado em qualquer refrigerador e captura informações do equipamento como temperatura, abertura de porta, posicionamento, entre outros. Em seguida, transmite para uma plataforma que processa os dados usando algoritmos de aprendizagem de máquina e entrega insights e alarmes.

Benefícios observados com o uso da solução:

  • Garantir a qualidade dos produtos;
  • Zerar perda de alimentos por quebra de equipamentos;
  • Diminuição do tempo parado dos equipamentos;
  • Acionamento da equipe de manutenção apenas quando realmente necessário;
  • Diminuição de erros com leitura manual de temperatura;
  • Melhor controle do ativo, inventário e extensão do tempo de vida útil dos equipamentos refrigerados.

Entre em contato com a SYOS para saber como podemos te ajudar a gerir seu parque refrigerado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Artigos Relacionados

Menu
Faça um teste agora!