Uso da tecnologia permite mudanças na gestão do Supermercado Royal

O Supermercado Royal é uma rede de supermercados com 60 anos de tradição. Criada em Volta Redonda, no Rio de Janeiro, hoje a rede tem 12 lojas e centro de distribuição em cinco cidades do Estado do Rio: Barra Mansa, Volta Redonda, Nova Iguaçu, Resende e Três Rios.

A rede é conhecida pela excelência em produtos e atendimento e por trabalhar com um público bastante criterioso, fatores que fazem a preocupação com a qualidade ser algo central para os negócios.

O uso da solução da SyOS começou há pouco mais de um ano com a instalação de sensores em apenas uma loja, ainda como teste. Em pouco tempo os gestores notaram os benefícios de implementar o monitoramento de temperatura em tempo real e, hoje, todas as lojas já possuem a tecnologia SyOS instalada.

Leonardo Chokyu, diretor de operações da rede, conta que antes da SyOS faziam monitoramento, mas de forma manual e em apenas alguns equipamentos. “Fazíamos controle manual, que era obrigatório somente nas câmaras frigoríficas e o nosso pessoal da prevenção de perdas passava anotando as temperaturas. Nos balcões, não. Era mais visual ao passar colocando a mão para ver como estava o estado da refrigeração. Quando percebíamos que estava com problemas, já estava ruim há vários dias e não sabíamos nem há quanto tempo estava daquele jeito, pois não tínhamos essas informações”, relembra.

Uso de alertas para evitar perda de produtos

Os alertas de variações de temperatura que são enviados para o celular quando há algo em não conformidade contribuíram com a melhora da gestão de frio da rede Royal, pois conseguem agir a tempo quando algo não está funcionando bem.

Leonardo destaca que a rede não tem muitos registros sobre as perdas sofridas no passado para fazer um comparativo com o cenário atual, mas afirma que a aplicação da solução de monitoramento SyOS permitiu identificar situações em que os alertas evitaram desperdícios.

“O rack (de refrigeração) caía às 18h, mas o equipamento (balcão de refrigeração) não perdia o frio, então quando dava o horário de fechamento, o pessoal ia embora com equipamento deficiente, mas não verificavam o aplicativo da SyOS, mesmo já tendo gerado alarme. Alguns produtos, como o iogurte, por exemplo, se perde o frio por muito tempo, vai para descarte. Peixe, lasanha, hambúrguer… se o produto descongela, provavelmente irá pra o descarte”, diz Leonardo, que reforça que depois da equipe ter sido orientada a integrar os alertas em sua rotina, as tarefas foram otimizadas e a perda de produtos reduzida.

Solução SyOS na gestão do frio

Além da implementação da tecnologia, a rede teve que incorporar as soluções da SyOS na sua gestão e cultura interna para que os alertas, de fato, fossem checados – e não ignorados – e os dados disponibilizados integrassem as estratégias de monitoramento do frio.

Os efeitos positivos disso apareceram em outra situação em que um alerta foi gerado de madrugada, indicando queda de temperatura e provavelmente o rack teria desarmado. Mas desta vez, a rede conseguiu contornar a situação. “O pessoal chegou 3 da manhã na loja e eles reestabeleceram o rack pela metade, daí tiveram que esperar o fornecedor abrir para pegar peças faltantes e reestabelecer o restante do rack. Se nós não tivéssemos ido naquele horário de madrugada é certo que o rack iria voltar a funcionar provavelmente após às 10h da manhã e aí já teríamos perdido vendas e produtos”, diz Leonardo.

Hoje, ao conseguir fazer uma gestão do frio de forma mais eficiente, a rede reconhece o potencial de geração de valor que o monitoramento em tempo real oferece. “A SyOS economiza tempo; você não precisa ficar procurando defeito, você tem a solução na palma da mão. É uma boa ferramenta de gestão e tem auxiliado no monitoramento e na manutenção de qualidade, evitando perdas de produtos e deslocamentos desnecessários de pessoal”, afirma Leonardo.

A rede de Supermercados Royal já conseguiu evitar perdas e ajustar a cultura da empresa. E você? Se quiser conhecer outras histórias de clientes SyOS, acesse nossa página de cases. E se ficou interessado em saber como podemos te ajudar na gestão de frio de sua empresa, entre em contato com os nossos especialistas.

Assine e receba conteúdos gratuitos e relevantes sobre a cadeia do frio

Artigos relacionados

×