Um novo norte para a gestão do frio na rede Carrossel Supermercados

A rede Carrossel Supermercados tem 50 anos de história e experimentou nas duas últimas décadas uma expansão acelerada, chegando a seis lojas que carregam tanto a marca Carrossel quanto a marca Sempre Nosso Supermercado.

A expansão também veio acompanhada de investimento em melhorias na operação e na gestão. “Não podemos parar. Nesse ramo que a gente está, de supermercado, se parar, a gente é engolido”, destaca Saulo Ferraz Fernandes, trainee responsável pela gestão de manutenção na rede desde 2020.

Teste bem-sucedido

Num esforço de otimizar as operações é que veio a parceria com a SyOS. A primeira instalação de sensores teve caráter de teste piloto para que a gestão da rede Carrossel Supermercados entendesse como a tecnologia seria útil para os negócios. O resultado foi positivo e, hoje, o uso das soluções foi expandido para todas as seis lojas do grupo.

Entre as vantagens, Saulo destaca os alertas, que permitem acionar a equipe da manutenção com mais exatidão, otimizando tempo e recursos. “Para a manutenção, isso faz muita diferença. Às vezes, quando estou em casa, dou uma olhada no aplicativo para ver se eu preciso pedir para alguém correr na loja no dia seguinte”, diz Saulo.

Ele complementa dizendo que, mesmo nas situações que exigem visitação, o tempo é otimizado. “Eu vou em cada loja pelo menos uma vez por semana, passava em todas as geladeiras, olhando todos os controladores, sentindo como é que estava a saída de ar de cada uma. E isso [a implementação dos sensores] facilitou, porque eu chego na loja, abro o aplicativo e vejo aonde tenho que ir. Então, a solução da SyOS otimizou a minha visita às lojas”, comenta.

Mais do que alertas

Na visão de Saulo, os benefícios da SyOS passam pela redução de perdas dos produtos, e o mais importante, destaca ele, é a possibilidade de melhorar a qualidade do que oferecem aos clientes, otimizando os processos, para que os clientes encontrem sempre produtos na temperatura adequada para consumo.

De olho nos dados

Sobre sua experiência com o aplicativo e os dados obtidos com a solução de monitoramento de temperatura SyOs, Saulo destaca que o dashboard de dados cada vez mais se adapta aos negócios da rede Carrossel, conduzindo a operação. “O que eu vejo que melhorou muito é esse norte que a gestão passou a ter, de sair desse “sentimento” para ir pra um dado real. De saber como que está a temperatura daquela geladeira, se tá oscilando muito e por quê. Acho que a solução ajudou muito no foco, onde a gente tem que agir”, resume.

Se você gostou de conhecer a história da rede Supermercados Carrossel e quer conhecer mais sobre as tecnologias da SyOS para a gestão da cadeia de frio, entre em contato com o nosso time de especialistas agora mesmo.

Assine e receba conteúdos gratuitos e relevantes sobre a cadeia do frio

Artigos relacionados

×