Transporte: como manter os produtos na temperatura correta?

Existem alguns produtos que necessitam de cuidados especiais, principalmente quando falamos de conservação e não são apenas os alimentos. Os materiais biológicos, medicamentos e componentes sanguíneos também precisam ser armazenados de forma adequada para poderem ser utilizados com segurança.

A cadeia do frio é extremamente importante e nada mais é do que os estágios diferentes pelos quais os produtos passam, que vai desde a produção, transporte, comercialização e, por fim, o consumo. Portanto, é necessário um cuidado rígido para que os produtos que dependem de controle de temperatura se mantenham conservados em todos os estágios da cadeia até chegar na mesa do consumidor.

Cuidados com o transporte

Durante o transporte, qualquer problema pode alterar a temperatura ou a condição dos produtos que são entregues em seu destino antes de serem comercializados para o cliente final. Por isso, é importante que a transportadora tenha um sistema que faça o monitoramento da temperatura, que é o que vai garantir a entrega de forma adequada.

Algumas vezes é durante o transporte que a maioria dos prejuízos acontecem e muitos fatores podem levar a perda da carga, independentemente de serem produtos refrigerados ou congelados. Você já ouviu falar em motoristas que desligam o caminhão para economizar diesel ou para evitar o barulho alto do veículo?

Pode parecer que não, mas essas situações são mais corriqueiras do que você imagina e é aí que os produtos podem perder sua temperatura e, consequentemente, suas propriedades. Isso se não chegar ao local de destino totalmente estragado.

Vale se atentar ainda que há normas para isso; de acordo com a ANVISA “os alimentos perecíveis, industrializados ou beneficiados, acondicionados em embalagens, terão impressas, no rótulo, instruções para a sua conservação nas fases de transporte, comercialização e consumo”. Ou seja, é uma regra e tanto a indústria quanto transportadoras e o varejo precisam estar atentos a isso.

Monitoramento e atenção são essenciais

A maneira mais eficaz de manter os alimentos íntegros e com suas propriedades intactas é adotar um sistema de monitoramento, uma vez que esse método evita contaminações e ajuda a se ter controle da cadeia do frio, já que  indica quando a temperatura, por algum motivo, sair do padrão em que deveria estar.

Além disso, ter uma ferramenta de monitoramento permite automatização de processos, como o controle manual de temperatura (veja mais aqui!), e uma base de dados mais acurada e que pode ser utilizada para criação de ações e tomadas de decisão.

Outro benefício de um relatório de registro é a segurança de que não será autuado por nenhum órgão sanitário. Uma vez que você mede e controla a temperatura de forma adequada, seja na indústria, no transporte ou no varejo, e usa um sistema, você sempre terá à mão dados para comprovar qualquer ocorrência.

E é exatamente isso que a SYOS pode oferecer à você: monitoramento de temperatura, acesso via aplicativo de qualquer lugar para tomadas de ações de forma rápida e eficiente, além de relatórios não só para órgãos sanitários, mas também para otimização de processos internos e do time e uma série de benefícios que ajudará todos os elos da cadeia a garantir eficiência, qualidade e, principalmente, saúde aos consumidores.

Fale com a gente e entenda mais sobre o que a SYOS pode fazer pela sua tranquilidade e pela segurança do cliente.

Sobre a SyOS 

Somos uma startup que tem o objetivo de revolucionar a cadeia do frio no Brasil, através de tecnologias de IoT e Inteligência Artificial aplicadas no monitoramento de produtos que precisam de uma temperatura ideal para manter sua qualidade, como alimentos, vacinas e medicamentos.    

Com isso, empresas que atuam com a gestão do frio têm acesso a dados, relatórios e alertas que ajudam a tomar decisões para otimizar suas operações, evitar a não conformidade e reduzir prejuízos. 

Descubra mais sobre a SyOS ou entre em contato com o nosso time de especialistas para conhecer melhor nossa solução.