Predição de problemas evita prejuízo: confira a história do Supermercado Ideal Fundão com a SyOS

O Supermercado Ideal Fundão é um negócio familiar, que está em operação há 35 anos. Desde 2017, Leonardo Sirtoli divide a tarefa de gerir a operação com seu irmão, Gilcimar Machado e, juntos, buscam implementar inovações para automatizar a operação e melhorar os processos.

E foi a partir desse objetivo em comum que a história do supermercado encontra a operação da SyOS. Depois da indicação de um técnico, que já conhecia a tecnologia SyOS previamente, o Supermercado Ideal Fundão começou a fazer a gestão do frio de forma mais eficiente.

Resolução de problemas

E mesmo não tendo sofrido com perdas frequentes por ter uma equipe de manutenção especializada, Leonardo conta que pouco antes de iniciar o uso dos sensores e fazer a gestão do frio com a SyOS, em 2021, notou que os custos com energia estavam altos. “A primeira coisa que começamos a fazer foi fechar os freezers que ficavam abertos, mas aí percebemos que não adiantava fechar e não saber se era ali que estava o problema”, lembra Leonardo.

Por fim, descobriram que o custo com a energia era alto por conta de um gerador em mau funcionamento e entenderam que com a SyOS teriam a possibilidade de obter informações precisas sobre o monitoramento de temperatura, inclusive sobre o histórico dos equipamentos. Por isso, optaram pelo uso da solução e passaram a ter mais visibilidade e a resolver problemas com antecedência.

Otimização e menos custos

Com o início do monitoramento automatizado, Leonardo percebeu que a solução da SyOS se tornou uma aliada na gestão do frio, capaz de ajudar a resolver problemas antes mesmo de acontecerem. “Num domingo, por acaso, dei uma olhada no celular. Geralmente ignoro as notificações, mas percebi que tinha um freezer parado e consegui esvaziar ele todo. Ali daria, sem dúvida, em torno de 10 mil reais de perda”, lembra Leonardo sobre uma situação que ocorreu logo na segunda semana de operação com os sensores inteligentes.

“Dali pra frente, com menos de um mês conseguimos contornar os problemas todos e a gente saiu de um custo enorme de manutenção”, reflete ele que também compara a gestão feita antes e depois do uso das tecnologias da SyOS. Leonardo destaca que, diferentemente do que ocorria no monitoramento manual, passou a ficar mais tranquilo. “Teve um setor que melhorou o acondicionamento dos peixes, que exige cuidado redobrados em relação ao controle de temperatura e não precisamos ficar mais em cima para evitar problemas”, diz.

Ele também comenta que a automatização teve um efeito imediato na gestão e nos gastos com manutenção. “O custo médio da manutenção caiu. O aplicativo faz com quem a gente tenha mais visibilidade do que está acontecendo. Antigamente, se tivesse um vazamento, não sabíamos quando íamos descobrir e com a SyOS podemos descobrir antes. E quanto mais rápido eu descubro um problema, menos eu gasto”, finaliza.

Para conhecer melhor como as soluções da SyOS podem ser aplicadas em negócios como o Supermercado Ideal Fundão, que dependem de um monitoramento seguro do frio, entre em contato com nossa equipe de especialistas agora mesmo. Estamos prontos para te ajudar!


Assine e receba conteúdos gratuitos e relevantes sobre a cadeia do frio

Artigos relacionados

×