Saiba porque você precisa ter mais de um ponto de monitoramento de temperatura no caminhão

O monitoramento da temperatura no transporte de produtos refrigerados é uma exigência da RDC 653/2022 e assegura o controle da qualidade dos produtos que estão sendo transportados, além de ser um aliado para evitar as perdas de cargas e garantir uma postura proativa e preventiva perante os clientes.

Cada região, um clima

Em virtude da extensão territorial do Brasil, o clima que apresenta variações tem predominância tropical, que se destaca pelas temperaturas elevadas. Por conta disso, é essencial que o transportador garanta um comportamento ideal da temperatura ao longo de toda a rota realizada , uma vez que produtos sensíveis podem se deteriorar com facilidade, gerando prejuízo financeiro para os envolvidos no transporte.

Além disso, cada vez mais tem sido exigido que se comprove que a carga transportada se manteve dentro dos parâmetros ideais ao longo de todo o trajeto. E como fazer isso sem um monitoramento adequado?

Como fazer o monitoramento?

Apesar de adequado, o monitoramento convencional já não vem sendo mais aceito pelas empresas alimentícias, pois é preciso garantir não só o controle do frio ao longo da jornada, como também da extensão completa do caminhão.

Quando isso não acontece, as informações acabam não sendo tão confiáveis, já que sabemos que as temperaturas não são homogêneas e podem colocar em risco a carga toda e aumentar os custos envolvidos na operação.


Atenção aos detalhes

São diversos os fatores que influenciam o monitoramento. Fluxo do ar, tipo de climatização, material do baú, quantidade de abertura de porta, número de paradas, volume de carga, tipo e limites de temperatura dos produtos, entre outros, geram a necessidade de acompanhar com mais precisão o transporte para não afetar negativamente a qualidade e a marca de quem produz, comercializa e também transporta os produtos.

Sendo assim, o registro dos dados em mais de um ponto garante um controle completo e, principalmente, atende às exigências dos clientes e dando chances para sua empresa sair na frente daqueles que ainda não compreenderam a importância deste monitoramento completo.

Sobre a SyOS 

Somos uma startup que tem o objetivo de revolucionar a cadeia do frio no Brasil, através de tecnologias de IoT e Inteligência Artificial aplicadas no monitoramento de produtos que precisam de uma temperatura ideal para manter sua qualidade, como alimentos, vacinas e medicamentos.    

Com isso, empresas que atuam com a gestão do frio têm acesso a dados, relatórios e alertas que ajudam a tomar decisões para otimizar suas operações, evitar a não conformidade e reduzir prejuízos. 

Descubra mais sobre a SyOS ou entre em contato com o nosso time de especialistas para conhecer melhor nossa solução.