Como diminuir o prejuízo com transporte de cargas?

Um dos maiores desafios do transporte no Brasil é o grande volume de perdas de cargas. Essa é uma realidade que afeta toda a cadeia de distribuição e muitos fatores contribuem para que o produto que sai das fábricas não chegue em boas condições até o destino.

Perder cargas é algo que afeta negativamente uma transportadora, seja em termos de recursos financeiros, de problemas com parceiros e também pode gerar sérios danos à imagem da empresa. E tudo isso se intensifica quando a carga transportada é de alimentos, pois exige cuidados especiais e qualquer detalhe pode estragar o produto e toda a sua logística, comprometendo não só perdas, como também a saúde das pessoas, caso os produtos venham a ser comercializados.

No entanto, algumas medidas podem impedir que essas perdas afetem as transportadoras e, a seguir, você confere dicas importantes que vão ajudar na cadeia logística dos alimentos.

É possível diminuir o prejuízo com transporte de cargas?

Existe uma dúvida comum entre os envolvidos em processos logísticos de alimentos: como manter a qualidade dos produtos e evitar prejuízos?

A resposta traz um certo alívio: sim, isso é possível, basta seguir algumas recomendações, como essas abaixo:


Rastreamento

Uma das medidas mais eficientes quando o assunto é evitar prejuízos é o rastreamento de cargas, algo essencial para transportadoras de todos os portes. Essa ação representa a oportunidade de acompanhar o trajeto da carga ao longo do processo todo, além de evitar roubos, saques e desvios.

Equipe bem alinhada

Como você já sabe, ninguém trabalha sozinho no setor de transportes. Tudo está interligado e o sucesso das operações depende de todos os envolvidos. Ter uma equipe alinhada contribui para que não haja perdas. Para isso, aposte em treinamentos e reuniões constantes com seus colaboradores. Pessoas bem informadas conseguem antever situações e transformar os problemas em oportunidades.

Crie regras

Estabeleça regulamentos para a equipe envolvida com a logística e o transporte. Isso representa uma forma de organizar melhor a função de cada um e a criação de um padrão de qualidade do trabalho. Crie manuais e implante a ideia de que o transporte é responsabilidade de todos.

Por onde começar?

Transportar alimentos perecíveis é um grande desafio. O primeiro passo é pensar no processo do transporte como um todo e em todas as suas especificidades. A dica de ouro é apostar na tecnologia.

A tecnologia tem sido essencial para quem deseja otimizações e menos falhas. No monitoramento de temperatura de cargas, a tecnologia facilita o acompanhamento e a garantia da qualidade, com a segurança de que os produtos irão chegar ao seu destino com as mesmas condições que saíram da indústria. Essa ação é essencial para vários setores, mas é crucial especialmente para o transporte de alimentos.

Outro ponto importante é aproveitar todas as funcionalidades que os sistemas oferecem para não fazer o monitoramento, mas conseguir prever situações, planejar ações e tomar decisões de forma mais rápida e assertiva.

Webinar

Sobre a SyOS 

Somos uma startup que tem o objetivo de revolucionar a cadeia do frio no Brasil, através de tecnologias de IoT e Inteligência Artificial aplicadas no monitoramento de produtos que precisam de uma temperatura ideal para manter sua qualidade, como alimentos, vacinas e medicamentos.    

Com isso, empresas que atuam com a gestão do frio têm acesso a dados, relatórios e alertas que ajudam a tomar decisões para otimizar suas operações, evitar a não conformidade e reduzir prejuízos. 

Descubra mais sobre a SyOS ou entre em contato com o nosso time de especialistas para conhecer melhor nossa solução.