A cadeia do frio e sua importância no controle de qualidade dos alimentos

A cadeia do frio (cold chain) é formada por todas as etapas de transporte e armazenamento de alimentos que precisam de controle de temperatura para garantir sua qualidade. 

Em resumo, todo processo que integra a cadeia tem como objetivo manter a integridade física, química e biológica dos alimentos e bebidas que devem ser refrigerados conforme as especificações técnicas do fabricante e as normas regulamentadoras. 

Os elos da cadeia têm necessidades e responsabilidades próprias em relação ao controle de temperatura; além disso, cada etapa precisa garantir o acesso às informações da operação para as demais etapas envolvidas, num esforço de garantir que as Boas Práticas de armazenamento e transporte sejam praticadas de ponta a ponta. 

Nesse texto, você vai conhecer os principais detalhes sobre a cadeia fria e sua importância no controle de qualidade de alimentos. Boa leitura! 

As principais dúvidas sobre a cadeia do frio

Cadeia do frio – Produtos com controle de temperatura em supermercados

Muitos profissionais estão envolvidos no sucesso da cadeia do frio, como os profissionais de qualidade e de manutenção, as equipes operacionais e os gestores do frio. Nesse sentido, todos trabalham para garantir processos adequados e precisam de informações seguras e rastreáveis sobre a qualidade dos alimentos. 

Se você quer conhecer em detalhes a organização dessas atividades, separamos as principais dúvidas sobre a cadeia fria. Confira!

Quais são os elos da cadeia do frio?

Elos da cadeia do frio

Os elos da cadeia do frio são as indústrias, os centros de distribuição e pontos de venda. Ao mesmo tempo, a ligação entre cada elo é operada pelos transportes. Cada etapa segue normas reguladoras específicas, mas todas têm responsabilidades em relação ao armazenamento e ao acondicionamento adequado dos produtos. 

Como funciona a cadeia do frio? 

As empresas que atuam na cadeia do frio precisam garantir que os produtos sejam entregues e comercializados com qualidade nos supermercados, restaurantes, bares, lanchonetes e demais locais que irão fornecer os alimentos e bebidas aos clientes. 

Para garantir isso, são adotados procedimentos definidos pelos órgãos reguladores brasileiros e, em alguns casos, internacionais. 

No Brasil, as principais normas seguidas na cadeia do frio são definidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) por meio de RDCs específicas. 

Os cuidados aplicados na cold chain abrangem: 

  • armazéns, veículos e estabelecimentos com equipamentos e/ou ambientes adequadamente climatizados e refrigerados; 
  • métodos específicos para monitoramento e controle da temperatura; 
  • registros contínuos e detalhados quanto às condições térmicas dos alimentos; 
  • relatórios que comprovam as condições térmicas nas quais os alimentos foram transportados e armazenados. 

Quais são os itens da cadeia de frios?

Quando pensamos em produtos, não são somente os alimentos e as bebidas que necessitam de transporte e armazenagem refrigerados. Conheça outros dos outros itens que requerem controle de temperatura: 

  • leite materno; 
  • medicamentos; 
  • órgãos que serão utilizados em transplantes; 
  • hemoderivados e hemocomponentes; 
  • vacinas e medicamentos. 

Cada um desses itens deve ser transportado, armazenado e distribuído conforme regras específicas definidas pela Anvisa e demais órgãos reguladores para proteger a saúde das pessoas e evitar desperdícios. 

Qual a diferença entre a rede de frio e a cadeia de frio? 

Há dúvidas sobre o que significa exatamente rede de frio e cadeia de frio, já que são termos bem parecidos. 

Basicamente, a rede de frio refere-se a um sistema abrangente e complexo, que considera toda a estrutura de gestão, planejamento, avaliações e demais questões técnicas quanto ao funcionamento da cadeia de frio. 

Diferente disso, a cadeia de frio consiste nos processos logísticos em que a execução de cada etapa deve ser feita conforme regras previamente estabelecidas. 

Cadeia do frio: por que controlar a temperatura de alimentos? 

Cadeia do frio - alimentos

Todas as ações adotadas na cadeia do frio determinam o grau de conservação de alimentos consumidos no dia a dia. Por isso, erros mínimos na gestão logística de alimentos podem acarretar em consequências graves na qualidade e na validade dos produtos. 

Para entender melhor isso, confira alguns benefícios do controle de temperatura para os alimentos.

Garantir a segurança dos alimentos e boas práticas sanitárias 

Em primeiro lugar, planejamento, organização e controle são fundamentais na cadeia do frio. Essa manutenção constante quanto ao cumprimento das exigências sanitárias impede alterações térmicas que podem causar contaminações de microrganismos e demais riscos à saúde dos consumidores. 

Evitar desperdício de alimentos na cadeia do frio

Um levantamento feito pela ONU menciona que o Brasil desperdiça em torno de 27 milhões de toneladas de alimentos a cada ano. Essa quantidade poderia ser reduzida por meio de uma maior eficiência logística. Nesse sentido, ao evitar o desperdício, o investimento em logística também contribui para melhorar a economia do país. 

Estabelecer e manter um padrão de qualidade elevado 

As novas tecnologias, como sensores conectados à internet e dados em nuvem, têm sido aliadas à cadeia do frio nesta missão. Isso porque o acesso a dados em tempo real eleva a capacidade de gestão permitindo alcançar padrões de qualidade mais elevados. 

Fortalecer a credibilidade e a expansão no mercado 

Ao elevar a qualidade na cadeia do frio de alimentos, uma das consequências é que as empresas obtêm maior confiança dos clientes e ocupam melhores posições no mercado consumidor ao se posicionamento pelo seu padrão de qualidade. 

Evitar prejuízos financeiros

As boas práticas de monitoramento térmico na cadeia fria devem ser ainda mais rigorosas, já que os itens são altamente perecíveis. Desse modo, adotar medidas de eficiência e qualidade evita prejuízos financeiros que poderiam comprometer várias empresas, sejam elas fornecedoras ou compradoras desses produtos. 

Cadeia do frio: como evitar perdas de laticínios?

Os laticínios são uma categoria que inclui o leite e seus derivados e, devido à alta sua alta perecibilidade, precisam de maior atenção no controle de temperatura. 

Por isso, cada elo da cadeia precisa se certificar de que os demais cumprem totalmente as exigências sanitárias que envolvem equipamentos qualificados, constante treinamento das equipes e monitoramento térmico contínuo. 

Em resumo, estes são os fatores essenciais para evitar perdas nos laticínios: 

  • devem ser mantidos numa temperatura de 0ºC a 10ºC; 
  • os equipamentos de frios devem ser rigorosamente monitorados. Toda oscilação térmica precisa ser corrigida de forma rápida; 
  • para assegurar o padrão de qualidade, os profissionais responsáveis devem ser constantemente treinados e orientados sobre as boas práticas de cuidados térmicos com os laticínios; 
  • os equipamentos de frio devem passar por manutenções preventivas regularmente; 
  • os produtos devem ser organizados considerando também a data de validade. Os itens com vencimentos mais próximos são os que devem ser consumidos mais rápido; 
  • os equipamentos de frios não podem ser posicionados próximos de fontes de calor; 
  • é necessário verificar as normas adotadas pelos fornecedores quanto ao controle térmico dos alimentos e bebidas; 
  • deve-se analisar as condições de higiene dos veículos utilizados no transporte dos laticínios; 
  • é necessário manter um alto padrão de higiene nos locais de armazenamento dos laticínios; 
  • assim que os produtos chegam ao estabelecimento, devem ser imediatamente armazenados para evitar oscilações térmicas. 

Monitore a temperatura de ponta a ponta da cadeia do frio com a SyOS 

Como evitar perdas na cadeia do frio

Na SyOS, oferecemos uma solução completa para a gestão da cadeia do frio de alimentos e produtos farmacêuticos. Nossos sensores de monitoramento de temperatura e umidade proporcionam segurança e agilidade no cumprimento das boas práticas necessárias para controle térmico. 

Sobre a SyOS 

Somos uma startup que tem o objetivo de revolucionar a cadeia do frio no Brasil, através de tecnologias de IoT e Inteligência Artificial aplicadas no monitoramento de produtos que precisam de uma temperatura ideal para manter sua qualidade, como alimentos, vacinas e medicamentos.    

Com isso, empresas que atuam com a gestão do frio têm acesso a dados, relatórios e alertas que ajudam a tomar decisões para otimizar suas operações, evitar a não conformidade e reduzir prejuízos. 

Descubra mais sobre a SyOS ou entre em contato com o nosso time de especialistas para conhecer melhor nossa solução.