5 dicas para acabar com as perdas de alimentos

Em um último levantamento feito pela ABRAPPE (Associação Brasileira Prevenção de Perdas), foi identificado que 1,36% das vendas dos varejistas foram perdidas com alimentos descartados por não estarem em condições de serem ofertados para os clientes. O interessante desse levantamento é que essa porcentagem aparentemente tão baixa, quando traduzida para valores monetários, chega a custar R$ 22,44 bilhões por ano aos supermercados. 

Mais interessante ainda é saber que 81% desses itens descartados eram produtos perecíveis que foram armazenados de maneira errada ou sem a gestão adequado do frio alimentar. Ou seja, com algumas pequenas mudanças na forma como os alimentos são mantidos desde o centro de distribuição até sua exposição na loja, não só seria evitado o desperdício, mas também haveria lucro com a venda desses alimentos

Se essa é uma informação que todos sabem e é de comum acordo que é melhor ter lucro do que jogar dinheiro fora, por qual motivo os varejistas continuam perdendo tanto dinheiro com desperdício? A resposta está no hábito já instalado nesse setor. O “sempre foi assim” ainda é uma frase bastante usada, mas que poderia ser abolida de vez com algumas ações e novas atitudes dos donos de mercados. 

E agora você já deve estar se perguntando como resolver esse problema que se repete ano após ano. Pois bem, aqui vão 5 dicas para acabar com as perdas em supermercados que vão te ajudar muito no seu dia a dia! 

Treinamento de funcionários

Não é só o dono do mercado que precisa estar ciente sobre as boas práticas com os alimentos, ele precisa envolver toda a sua equipe e ter certeza de que o time está realmente engajado para fazer dar certo. Mas como isso é feito? Investindo em treinamento para todos. Deve haver conscientização e incentivo para que desenvolvam uma cultura de eficiência operacional. Não basta apenas que eles saibam os protocolos exigidos dentro de um mercado, eles precisam entender a importância de pôr em prática e, a partir disso, fazer o certo vai se tornar um hábito em suas rotinas. 

Gestão do frio alimentar

Fazer o monitoramento do frio alimentar vai garantir que os produtos perecíveis estejam sempre na temperatura certa, minimizando perdas de alimentos e aumentando as suas vendas. Além disso também é possível fazer o monitoramento do parque refrigerado 24h por dia, ter visibilidade de todo o parque refrigerado, histórico de manutenção dos equipamentos, respaldo legal com agências de controle e vigilância sanitária e redução de solicitação de visita da equipe de manutenção. 

Fiscalização da qualidade dos fornecedores 

Procure saber mais do que os preços dos produtos dos seus fornecedores. Como a qualidade dos produtos pode variar, é importante saber também sobre os procedimentos de estocagem, manipulação e transporte das frutas e legumes. 

Organização adequada dos depósitos 

Muitas das perdas que ocorrem nos supermercados acontecem dentro dos depósitos devido ao modo como os funcionários lidam com os produtos. Algumas avarias como vidro quebrado ou caixa de leite amassada e furada podem ocorrer durante um deslocamento feito sem o cuidado adequado. 

Controle de consumo interno

Existem muitos casos de mercados que possuem refeitório e padaria e não são registrados os insumos retirados do mercado para fabricações internas. É necessário que os funcionários responsáveis façam o controle exato do que estão pegando. Assim essas retiradas causam forte impacto no estoque, além de dificultarem as medições de outros setores. 

Fica claro que a forma como “sempre foi feito” não funciona mais. Para evitar o desperdício, perda de produtos e até a perda de dinheiro investido, algumas ações são necessárias, juntamente com um bom gerenciamento do negócio. Além disso, conhecer novas tecnologias que ajudam nos processos do dia a dia, pode permitir que os funcionários foquem em melhorar outras áreas, enquanto a tecnologia dá uma mãozinha e te mantém informado de outras áreas que não são possíveis tomar conta o tempo todo. 

Já conhece a solução da SYOS? Com ela você é capaz de fazer a gestão do frio alimentar, garantindo sempre que os produtos perecíveis estejam na temperatura certa, minimizando assim as perdas de alimentos e aumentando as suas vendas.

Sobre a SyOS 

Somos uma startup que tem o objetivo de revolucionar a cadeia do frio no Brasil, através de tecnologias de IoT e Inteligência Artificial aplicadas no monitoramento de produtos que precisam de uma temperatura ideal para manter sua qualidade, como alimentos, vacinas e medicamentos.    

Com isso, empresas que atuam com a gestão do frio têm acesso a dados, relatórios e alertas que ajudam a tomar decisões para otimizar suas operações, evitar a não conformidade e reduzir prejuízos. 

Descubra mais sobre a SyOS ou entre em contato com o nosso time de especialistas para conhecer melhor nossa solução.