3 perdas que poderiam ter sido evitadas com o monitoramento da temperatura

Sabemos que existem alguns produtos mais perecíveis que outros quando expostos a temperaturas, como alimentos e remédios. Esses dois tipos de produtos fazem parte de setores considerados indispensáveis para a saúde da população. E é por isso que precisam seguir regras rígidas quando se trata de monitoramento de temperatura em qualquer etapa da cadeia do frio, desde que sai da indústria, passando por transporte, centros de distribuição, até chegar no ponto de venda.

No entanto, se o monitoramento não for feito da forma adequada, seguindo as legislações, os alimentos e medicamentos estão suscetíveis a perda de qualidade ou eficácia e também podem impactar na saúde das pessoas. Isso sem falar na reputação das empresas envolvidas que ficam abaladas.

Levando em consideração a nossa expertise no monitoramento de temperatura e umidade, listamos abaixo 4 prejuízos – reais! – que poderiam ter sido evitados caso o monitoramento da temperatura da cadeia de frio tivesse sido feito corretamente. Confira!

Armazenamento incorreto

Após uma série de denúncias, a Central de Medicamentos da Prefeitura de uma cidade do interior de São Paulo foi notificada por manter medicamentos expostos a temperaturas acima daquelas indicadas pelo fabricante.

Os remédios estavam sendo armazenados a uma temperatura de 40°C, cerca de 10 graus a mais do que indicavam as embalagens dos produtos. Além de tornar o medicamento ineficaz, as altas temperaturas podem gerar uma reação química na sua composição que podem ser tóxicas.

Como já havia uma temperatura estipulada para aqueles medicamentos, o fato deles estarem fora da faixa permitida já os torna passíveis de descarte. Ou seja, medicações que poderiam atender a população tiveram que ir para o lixo.

Como seria possível evitar perda por armazenamento incorreto de medicamentos?

Se houvesse um monitoramento de temperatura e umidade do ambiente, esse problema e prejuízo poderiam ter sido evitados. Mesmo os responsáveis tendo indicado que estariam em busca de aparelhos de ar condicionado para não correr mais riscos, é importante que se faça um acompanhamento do ambiente.

Com a SYOS, depois de instalados os sensores inteligentes, a qualquer sinal de não conformidade em relação a faixa de temperatura programada para aquele espaço, um alerta é emitido via WhatsApp e/ou aplicativo e os responsáveis podem atuar antes da perda ou do comprometimento da qualidade do produto.

Perda de vacinas

Não é difícil haver oscilações e quedas de energia em qualquer lugar e não ter um gerador que possa suprir essa necessidade facilita problemas com itens perecíveis, que necessitam de refrigeração constante.

E esse foi o caso que aconteceu em um Posto de Saúde em Campinas (SP) certa vez. Depois de fortes chuvas na região, que causaram queda de energia, as vacinas que estavam armazenadas nas geladeiras do posto tiveram que ser inutilizadas.

As vacinas  dependem de temperaturas específicas para manterem suas propriedades imunizantes e caso não estejam armazenadas nas condições ideais, a ação  no organismo pode ser comprometida. Por isso, antes do descarte, as cerca de 800 doses de vacinas foram enviadas para análise para se certificarem de que não poderiam ser utilizadas.

Situações como essa trazem problemas tanto para os cofres públicos quanto para a população que, muitas vezes, ficam por longos períodos sem acesso a vacinas e medicamentos por causa do desperdício.

Como seria possível evitar perda de vacinas?

Assim como aconteceu na Central de Medicamentos, esse prejuízo poderia ser evitado se um sistema de monitoramento online e em tempo real fosse utilizado. Dessa forma, com a mudança de temperatura devido a queda de energia, um alerta seria enviado aos responsáveis, que poderiam ter tomado alguma ação de emergência.

Carne confiscada

Em uma ação da Vigilância Sanitária, foram confiscados 180 quilos de carne bovina que seguiam de um açougue para um supermercado em um município de Santa Catarina.

A carne foi apreendida por que estava sendo conservada em locais com nível de temperatura elevado para esse alimento, ultrapassando o padrão estabelecido pela legislação.

Apesar de estarem armazenadas com isolamento térmico durante o transporte, não havia nenhum sistema adequado para manter as carnes refrigeradas nem para indicar a sua temperatura ao longo do trajeto. E foi isso que resultou a perda total da carga, que já se encontrava estragada, além da multa devido ao mal acondicionamento dos produtos.

Como seria possível evitar perda de carnes durante o transporte?

Conhecimento, rastreabilidade e otimização foi o que faltou aos responsáveis pela carga ao não adotar um sistema adequado para manter as carnes refrigeradas pensando em manter um custo mais baixo.

Neste caso, apesar de terem gasto pouco, o prejuízo foi maior. Ou seja, não valeu à pena abrir mão de processos fundamentais e/ou otimizá-los para colocar tudo a perder e ainda correr o risco de impactar algum cliente, caso houvesse o consumo dessa carne.

No mercado, existem diversos sistemas de monitoramento de temperatura e umidade durante todos os elos da cadeia do frio e que não dependem de investimentos muito altos, como é o caso da SYOS.

Além de monitorar a carga ao longo de todo o trajeto, desde a sua saída, seja da indústria ou de algum centro de distribuição, por exemplo, nosso sistema oferece mapa e informações em tempo real e permite que as variações de temperatura externas, que também impactam no acondicionamento dos produtos perecíveis, além de outras questões, não comprometam a qualidade da mercadoria transportada.

Os relatórios e os dados gerados pelos nossos sensores inteligentes são aceitos pelos órgãos sanitários e compreendem informações relevantes de temperatura para garantir a integridade da carga. 

Sobre a SyOS 

Somos uma startup que tem o objetivo de revolucionar a cadeia do frio no Brasil, através de tecnologias de IoT e Inteligência Artificial aplicadas no monitoramento de produtos que precisam de uma temperatura ideal para manter sua qualidade, como alimentos, vacinas e medicamentos.    

Com isso, empresas que atuam com a gestão do frio têm acesso a dados, relatórios e alertas que ajudam a tomar decisões para otimizar suas operações, evitar a não conformidade e reduzir prejuízos. 

Descubra mais sobre a SyOS ou entre em contato com o nosso time de especialistas para conhecer melhor nossa solução.